Por que estudar um ano no exterior vale a pena

Ao viajarmos, vivemos em uma nova cidade e cultura, por alguns dias. Agora imagine poder viver tudo isso intensamente e estar imerso em tudo que uma nova cidade tem a oferecer? Seja por motivos profissionais ou pessoais, estudar por um ano no exterior é uma opção completa que te trará evolução em todos os sentidos. Abaixo te mostramos algumas delas:

1. Você finalmente levará seu inglês ao próximo nível

Vamos começar com o óbvio.

Depois de um ano em uma escola de idiomas em um país nativo de inglês, as lacunas da língua irão se fechando pouco a pouco. Com aulas interativas na escola, imersão no ambiente linguistico, o seu vocabulário irá crescer muito mais a cada dia. Você não hesitará mais em contar as suas histórias de vida com todos os detalhes e nem de escutar estranhos conversando no transporte púlbico, pois agora seu entendimento é de um falante de inglês experiente.

E isso não é apenas uma avaliação subjetiva- seu progresso será monitorado na escola. Ou seja, você não precisará ficar se atormentando com dúvidas. Na Kaplan, nós temos um programa de progressão garantida, no qual garantimos a sua mudança de nível oficial de inglês a cada 10 semanas. Caso isso não aconteça, mesmo você seguindo todos os termos e condições do programa, nós te daremos 4 semanas de curso de graça. Mas, normalmente, a mudança de nível pode acontecer em até menos tempo- geralmente 6 semanas. Nós sabemos que passar um tempo fora pode ser bastante caro, por isso é sempre bom ter a certeza com que nível de inglês você voltará para casa.

2. Você ganhará mais confiança

Você precisará conversar não apenas com seus professores e colegas de todos os locais do mundo, mas também com as pessoas da cidade. Se você ficar em uma casa de família, precisará conversar com seus anfitriões sobre regras e costumes, além de conversas cotidianas do dia a dia. Já em residência estudantil, você precisará falar com as pessoas da recepção para pedir toalhas limpas, por exemplo. Na rua, precisará aprender a comprar tickets do transporte público, comprar comida no mercado ou em restaurantes, e todos as pequenas ações que fazemos todos os dias, sem pensar nelas.

Depois de um tempo, você notará que o que era complicado para você, se torna rotina e você irá cada vez mais, ter sucesso ao falar inglês.

3. Você irá aprender gírias e frases

Quanto mais tempo você passar em um ambiente falante de uma determinada língua, melhor você irá entender o vocabulário "vivo" daquele idioma - de frases típicas, a diálogos e gírias. Possuir esse conhecimento é muito bom. Você sente que fala o inglês correto, e falantes nativos e pessoas que são fluentes no idioma reconhecerão você como um usuário avançado da língua.

Como resultado de uma pesquisa, o professor americano Thomas DeLair chegou a uma conclusão curiosa: o grau em que o aumento dos gastos com lazer e viagens nos deixa mais felizes é quase igual a um salto na felicidade durante um casamento. E, em geral, tendo analisado 9 categorias de nossas despesas, Thomas descobriu que apenas uma categoria afeta positivamente o nível de sentimentos de felicidade - a categoria relacionada a lazer, viagens e hobbies.

4. Você começará a pensar em inglês

Ao começar a formar as frases na sua cabeça diretamente em inglês, em vez de pensa-las em português e fazer a tradução, você começa a ter um pensamento mais linear. Sua comunicação ficar mais fácil, pois você já não utiliza mais pausas no seu discurso.

Seu cérebro, mergulhado no ambiente da linguagem, começa a trabalhar para você, criando opções por si mesmo.

5. Vai ser mais fácil para você entender diálogos

Ao escutar sotaques diferentes (na escola nas lojas,etc), você treinará seu ouvido para distingui-los e entende-los. Isso significa que depois do seu tempo fora, quando você precisar fazer conferências em inglês no escritório, você não ficará mais tão estressado, com medo de não entender nada. Você também poderá assistir a palestras onlines em inglês, sem precisar de legendas.

A sua pronúnica também melhorará bastante. Ao estar sempre rodeado de pessoas, de uma forma ou de outra, você começará a imitá-los e sua pronúncia ficará cada vez mais parecida com a dos nativos.

6. Você sempre terá companhia na sua nova cidade

Mesmo que você seja bastante introvertido, você irá querer conhecer a sua nova cidade. Pode haver momentos que você venha a se  sentir sobrecarregado em algum momento, e queria tomar um café ou uma cerveja gelada com uma companhia agradável para se distrair.

Então, socializar com os seus colegas de escola deixa tudo mais fácil. Imagine a diversidade de nacionalidades e personalidades. Da mesma forma que você chegou sozinho em um novo país, a maior parte dos seus colegas está passando pela mesma situação e se juntar para desbravar o novo mundo e fazer atividades é sempre uma ótima opção. Claro que ficar amigos dos seus colegas de classe não quer dizer que você também não possa procurar pessoas locais e socializar fora da escola.

Agora, se você for um extrovertido,sempre haverá pessoas como você. Todos podem formar grupos e viajar durante um final de semana, por exemplo. Essas aventuras sempre dão espaço para muitas aventuras e claro, prática da língua.


7. Você irá entender as peculiaridades da mentalidade dos nativos( e como se comunicar com eles)

Você aprenderá a arte da "conversa fiada" dos americanos ou entenderá que quando um britânico começa a falar sobre o tempo, eles compartilham suas emoções/humor. Após um tempo, você irá compreender essas trocas com facilidade e quem sabe, até mesmo começar a gostar de fazê-las você mesmo.

Não é apenas interessante, como também de bom uso para criar uma comunicação de sucesso no futuro: Tanto na sua carreira profissional, acadêmica, ou até mesmo social. É muito útil para os Brasileiros, por exemplo, que são conhecidos por serem muito abertos e extrovertidos, entenderem que para alguns estrangeiros alguns discursos não são apropriados e saber os protocolos comunicativos daquela região.

8. Você não quer mais se limitar 

Ou em outras palavras: Os limites para os seus sonhos irão expandir significativamente.

Você terá a experiência de viver em um país novo, aprender histórias sobre outras pessoas e a sua visão de mundo irá ser completamente transformada. Dessa forma, a coragem para querer mais irá aparecer. E muitos novos incentivos surgirão com novas ideias: a que se dedicar, em que direção reconsiderar seu estilo de vida e assim por diante.

9. Você poderá adicionar essa experiência no seu currículo

Depois de voltar para casa do seu curso no exterior, você provavelmente irá procurar por um emprego. E você poderá adicionar essa experiência como um ponto de valor no seu currículo.

Afinal, o seu currículo não é apenas sobre onde você estudou e trabalhou. Ao adicionar um curso de longa duração em uma escola de línguas famosa no exterior, você irá mostrar aos seus contratantes que você é uma pessoa ambiciosa, que gosta de aprender e se desenvolver, que tem experiência em comunicação internacional, e muito mais.

10. Você se tornará mais sábio e mais eficaz

Resultados de ressonância magnética mostraram que pessoas que são fluentes em uma língua estrangeira visivelmente aumentam a proporção de massa cinzenta no seu cérebro. A competência lingüística também adia as manifestações da doença de Alzheimer por até cinco anos, e mesmo os pacientes que já sofrem da doença, mas falam uma língua estrangeira em um nível elevado, são muito mais ativos.

Parece que um aumento na densidade da massa cinzenta / espessura do córtex é mais provável para aqueles que começaram a aprender uma segunda língua depois de dominarem a primeira do que para aqueles que têm sido bilíngues desde a primeira infância.

Asya Kazantseva, jornalista científica

No trabalho e estudo, você notará que ficou mais fácil se concentrar, eliminando informações e distrações desnecessárias. Você lidará mais rápido com tarefas que exigem esforço mental, suas habilidades de resolução de problemas estarão mais desenvolvidas.


Conteúdo relacionado: 5 vantagens de ser bilíngue


11. Você terá novos hobbies e hábitos

 

Год за границей

Você retornará com novos hábitos e, talvez, até mesmo um hobbie - comece a beber chá com leite, surfar ou correr. Ou, talvez, tinja seu cabelo de uma cor berrante ou torne-se mais criativo em seu próprio guarda-roupa - afinal, quando você estuda em uma das maiores capitais de língua inglesa do mundo, você se deparará com uma variedade de gostos e formas de expressão pessoal. 

Saiba qual é o seu nível de inglês gratuitamente

Descubra seu nível de inglês de uma forma rápida e fácil

  • Faça nosso teste online totalmente gratuito
  • O teste não demora mais que 20 minutos
  • Você pode fazer no seu computador ou smartphone.
Faça o teste

12. Você terá um "Eu" alternativo

É como uma personalidade dividida, saudável e controlada. Algumas pesquisas mostram que quando falamos outro idioma, mudamos um pouco. Em nossa nova língua,nós relaxamos e nos abrimos, tomamos decisões mais racionais e equilibradas.

O efeito de distância de uma língua estrangeira nos permite encontrar e mostrar nossos novos lados! Em seu estudo, os lingüistas Jean-Marc Devaele e Anna Pavlova perguntaram a 1.000 entrevistados que falam várias línguas se sentem diferentes quando falam línguas diferentes. 65% confirmaram que sim. Depois de analisar suas respostas detalhadas, os linguistas notaram que muitos se referiram ao sentimento de "como se você estivesse em um novo papel" durante uma conversa. Uma linguagem alternativa permite, por assim dizer, explorar novas opções para serem elas mesmas, não limitadas pela primeira língua.

Isso parece convincente? E a propósito, não é necessário limitar-se a uma cidade. Se você decidir por um ano sabático nos Estados Unidos ou no Reino Unido - graças à geografia das escolas Kaplan e um programa flexível de cursos, você pode planejar seu itinerário educacional e de viagem, incluindo várias cidades (por exemplo, Nova York e Los Angeles ou Londres, Edimburgo e Dublin).

 

Faça um intercâmbio

Compártelo
Artículos Relacionados